terça-feira, 18 de janeiro de 2005

O Elo Perdido

Essa é uma daquelas notícias gostosas de ler e que geram todo tipo de galinhagem, inclusive esta. Reparem bem nesta notícia:

Deus da guitarra ganha impostor

SOUTHAMPTON, Inglaterra (AP) - 11.jan.2005 — A polícia de Southampton, na Inglaterra, está à procura de um homem que se faz passar por Ritchie Blackmore.

Segundo os relatos, ele tem feito aparições pessoais, cobra por seu autógrafo e desaparece. A polícia recebeu a dica de que ele havia se internado num hospital, mas já havia ido embora quando eles chegaram.

Uma enfermeira disse que o impostor chegou a escrever uma canção para ela. O próprio Blackmore disse: 'Por que ele não vai pegar no pé de alguém mais famoso?'


Segundo o site oficial da Blackmore's Night, o sujeito se internou na Unidade de Tratamento Cardíaco do Southampton General Hospital na semana passada, com o nome de Ritchie Blackmore. Afirmando ser o Blackmore "original" e que tocou no Deep Purple, abusou da boa-fé das pessoas de lá. O site também afirma que "não é a primeira vez em que esse homem se fez passar por Ritchie, e ele já fez isso em diversas partes do mundo". O site indica a Polícia de Southampton como o canal competente para qualquer denúncia.

Sei não.

Acho que esse sujeito é a peça-chave para finalmente descobrirem o mistério dos grandes homens substituídos por clones malignos exatamente em 1990. Nesse ano, o senador esquerdista Fernando Henrique Cardoso desapareceu misteriosamente, sendo substituído por um clone maligno que acabou vencendo a disputa pela Presidência. Ozzy Osbourne foi substituído por um clone que fazia clipes para a MTV e no final acabou se prestando a ser artista de big brother.

Eu há muito suspeitava que o Blackmore havia sido substituído por um clone malvado - aquele sujeito de Slaves & Masters, Come Hell or High Water e de toda a discografia de Blackmore's Night não pode ser o homem que botou fogo no palco em California Jam. Esse cara que se internou no hospital deve ser o verdadeiro, que fugiu do cativeiro.

Se encontrado, o suposto impostor que deve ser o verdadeiro Blackmore poderá indicar o paradeiro do verdadeiro Ozzy Osbourne e do verdadeiro FHC.

Entrei em contato com o hospital pra tentar descobrir mais detalhes. Quero especificamente saber mais sobre a música que o "Blackmore" escreveu pra enfermeira. Deve haver pistas valiosas nela.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Gillan e clásicos

Hoje no Orkut um colega tentou imaginar como seriam as colaborações entre Gillan e Pavarotti (de 2001 e 2003) caso elas tivessem ocorrido há 35 anos, quando Ian estava no auge. Minha resposta:

Não rolava. O Gillan achava coisa de velho. Pros dois concertos que o Jon Lord compôs pra orquestra e Deep Purple, o mestre escreveu as letras nas coxas, na última hora.

No Concerto for Group and Orchestra, com três meses de estrada com o Deep Purple, ele tinha medo de se perder na música e de que fossem rir da cara dele:

How can I see
When the light is gone out
How can I hear
When you speak so silently
More than enough
Is never too much
Hold out a hand
I'm so out of touch

Do unto me
As your heart would have you do
Looks on my head
Cannot get the message through
Sword in my hand
Can cut through the wood
Peace in my heart
Can summon the mood

What shall I do
When they stand smiling at me
Look at the floor
And be oh so cool
Oh so cool

How shall I know
When to start singing my song
What shall I do
If they all go wrong
What shall I do


Já pro Gemini Suite, ele não tinha mais medo de nada. Só estava MUITO puto da vida de ter que cantar de novo junto com uma orquestra. Continuava achando que ia pagar mico, e soltou tudo isso na letra, escrita nas coxas na última hora:

All I wish,
That I wasn't here,
Don't you know?
I've got a rotten feeling,
Of dizzy heights,
It's what they want to know,
Oh, well here I go,
Oh, what a funny show.

Take my time,
It's the odds that count,
Who am I?
What a silly sound,
Hold my breath,
Talk of sudden death,
Rhyme and reason must prevail,
I need a glass of ale.

Still I've a got a feeling now,
No need for me to tell you how,
It's kind of easy now,
Woh-oh like rock'n'roll.

Boogaloo and now I feel alright,
It's funky and it's out of sight,
Feeling good, feeling right,
It's gonna be alright.

Now I know where I'm going,
Now I know where it's at,
Can I treat you alone?


Na hora de regravar o Gemini Suite com a Yvonne Elliman (aquela vocalista que fez a Maria Madalena em Jesus Christ Superstar), o Jon Lord mudou completamente a letra. Porque certamente teria ficado puto com o Gillan.

Somente trinta anos depois do Concerto, em 1999, é que o Ian Gillan entrou no espírito da coisa. Quando a imensa salva de palmas no Royal Albert Hall já se dissipava, ele fez as pazes com o passado: "Yeah. We finally got it right".

É interessante notar que, na época, nem orquestra e nem parte da banda notava o que seria o negócio.