domingo, 28 de janeiro de 2007

O sucesso

"Aqui ê David Coverdale, do Whitesnake. Isso ê ou sucêsso."

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Gillan da montanha

Yodel-ay, hoo-hoo! Yodel-ay, hoo-hoo!

Pouco mais de meio ano antes daquele show incendiário do Frank Zappa, o Deep Purple tocou no Cassino de Montreux. E lá pelas tantas Gillan começa a cantar o "Yodel", aquele tipo de música dos montanheses suíços.

Isso era comum em vários shows do Deep Purple em 1971 e chegou a dar o título a um pirata dinamarquês - "Danish Yodel/Beware". O "Beware" é porque o Gillan recita seu poema com essse nome:

Beware a chair that's not there (Cuidado com a cadeira que não está lá)
It's a furniture illusion (é uma ilusão de móvel)
If you ever squat on that chair (se você sentar nessa cadeira)
You'll suffer some confusion (vai sofrer uma confusão)

A Wikipedia define o Yodel desta forma: "é uma forma de canto que envolve cantar uma nota estendida que rápida e repetidamente muda de afinação entre o registro vocal do peito e o registro da cabeça, fazendo um som grave-agudo-grave-agudo."

Quer ver o Gillan em pleno Yodel?

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Palhetada

Descobri via The Highway Star o fórum onde Richard Dawk, que trabalhou na parte técnica com Blackmore nos anos 70 e 80, responde a perguntas de leitores.

Há questões bem interessantes, como esta aqui: por que nunca se ouve o clique da palheta de Blackmore contra as cordas nas gravações?

A resposta: a palheta é especial, feita de casca de tartaruga. É contra a lei em vários países ter isso - motivos ecológicos -, mas o som é perfeito.

Pelas maravilhas da internet, você também pode ter uma palheta do Ritchie.