domingo, 4 de maio de 2003

Um depoimento fundamental

O site da Deep Purple Appreciation Society entrevistou o produtor Derek Lawrence, que trabalhou com o Deep Purple no primeiro ano da carreira da melhor banda do mundo. Pediu aos leitores que mandassem perguntas e muitos, incluindo eu, mandaram. As respostas estão aqui.

Lawrence revela que Roundabout foi só um nome usado para tocar algumas vezes na Escandinávia. Ele também descreve os membros da primeira formação do Purple. Segundo ele, Ian Paice era o mais organizado e além disso era competente e muito gente boa. Nick Simper ia do depressivo ao faceiro. Rod Evans sempre se preocupava com a aparência. Jon era "um músico treinado que era amigo de todo mundo". Blackmore era "a força motora, um passador de trotes pentelho e um guitarrista singular".

Diz também Lawrence que o Purple não era um "supergrupo", e sim um conjunto de músicos de apoio que acabou se tornando um supergrupo. Em maio de 1969, quando o Purple trocou de vocalista e baixista, Lawrence não foi avisado. Ritchie Blackmore também procurava um novo produtor. "Depois do terceiro disco eu fui demitido - fim da história. Na verdade, me ocorre que eles nunca me avisaram oficialmente que eu não os produziria de novo!", disse ele.

Hallellujah, a primeira música que Gillan e Glover gravaram com o Deep Purple, foi originalmente mandada por Roger Greenaway para o produtor Lawrence. O Purple gravou a música pelas costas do produtor, que havia passado a música para Blackmore sem achar que teria muita chance de ser gravada. Mais tarde, Lawrence também gravou a música com sua própria banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário