Isso não me espanta, infelizmente. Há anos, o grande vocalista da Mk3 vinha ficando rouco, cada vez mais. Durante muito tempo, porém, ele conseguiu usar a rouquidão musicalmente, como em "Shake My Tree" (Coverdale/Page, 1992). No disco mais recente do Whitesnake (Good to be Bad, 2008), na faixa "All I Want, All I Need", sua rouquidão chega a preocupar, mas ele manda bem.
Parte desses problemas certamente se deve ao cigarro e à cachaça. Outra parte, porém, certamente se deve às mudanças que ele impôs à sua voz ao longo do tempo.
Aos 20 e poucos anos, no Deep Purple e na fase áurea do Whitesnake, o Coverdale tinha uma voz muito própria, poderosa e característica. Era um grave fluido, natural, elegante, que aparentemente não forçava as cordas vocais.
A partir do Whitesnake de laquê, no final dos anos 80, ele começou a forçar uns agudos à la Robert Plant ("Still of the Night", do disco de 1987, mostra bem isso). Quando ele formou banda com o Jimmy Page, abusou disso e especialmente ao cantar Led Zeppelin nem parecia mais o mesmo cara que cantava "Mistreated":
Não tinha muito como não dar nisso, infelizmente. Esta é uma apresentação dele em 14 de junho, no festival Download, em Donnington Park. Ele está bem, mas desafina um tanto e rouqueia:
Torço pela melhora do Coverdale. É um dos meus vocalistas favoritos, e se não fosse um disco com a voz dele (Stormbringer) eu não teria descoberto o Deep Purple.
Outro dos meus favoritos, o Ian Gillan, tem mais sorte do que juízo: perdeu seus agudos característicos da juventude, mas descobriu novos tons pra cantar. Continua fumando e manguaçando. No início dos anos 80, chegou a operar a garganta, mas não sei se foi pelo mesmo problema do Coverdale.
Esses caras são patrimônios culturais da humanidade. Não é qualquer um que constrói o que eles construíram ou abusa como eles abusaram. Não é qualquer edeminha que os derruba, não. É sonho querer o velho Gillan dos agudos de volta, mas acho que o velho Coverdale dos graves tem chances de voltar caso se cuide bem.
Uma pena esta noticia do David. Mas já tinha percebido isto nos shows dele.... Até discuti com alguns amigos pq no meu ponto de vista o Gillan está melhor que Coverdale
ResponderExcluirG I L L A N T H E H E R O ! ! !
Bela homenagem...
ResponderExcluirTomara que ele volte... Não sei porque os Gillanmaníacs detratam tanto o Coverdale...
Eu ADORO ambos.
PAZ!
AMOR!
ALEGRIA!
Não sei o que causou este grave problema à voz do Coverdale, mas hoje eu estava assistindo o DVD do Gillan's Inn e ele, o Gillan, quando filmado no ônibus da excurção, não largava o cigarro. Pensei como seria a voz dele sem o cigarro. Será que ainda teríamos Child In Time no repertório? Nunca saberemos...a
ResponderExcluirabraço Soares
Karlan...com K
Que aconteceu com o blog ? Cadê o Soares ?
ResponderExcluirEstou vivo, embora cheio de trabalho. Quero ver se nesta terça escrevo sobre os 16 anos do último show do Blackmore no Deep Purple.
ResponderExcluirVolta Purpendicular !
ResponderExcluir[]´s Soares.
A última aparição do Coverdale aqui em Dublin me preocupou bastante. Ele dava sinais de que estava lutando contra a natureza pra atingir as notas altas.
ResponderExcluirAcredito que ele volta, sim. Mas não podemos esperar uma plena recuperação. A idade impõe certos limites...