sexta-feira, 13 de abril de 2012

Contrataram o produtor de "The Wall", do Pink Floyd????


A DPAS catou de passagem numa entrevista do Steve Morse a informação de que o Deep Purple teria contratado Bob Ezrin como produtor do novo disco.

Simon Robinson diz que isso é um indicativo de que a banda está levando muito a sério o trabalho, porque Ezrin já produziu discos de Pink Floyd, Kiss e outros comercialmente bem-sucedidos. Mas quais? No artigo sobre Ezrin na Wikipedia constam vários que eu não sei avaliar, todos os grandes discos do Alice Cooper, três de uma boa fase do Kiss, aquele do Aerosmith em que eles gravaram "Train Kept A-Rollin" e... "The Wall", do Pink Floyd.

Os grandes discos do Deep Purple nos anos 70, incluindo "Machine Head", foram produzidos por Martin Birch, mas ele não está mais com a banda há algum tempo.

De "Perfect Strangers" até "Abandon", quem produziu foi Roger Glover, vindo de uma experiência produzindo outras bandas. Nada a reparar - ele é um bom produtor. Mas, quando Michael Bradford assumiu a produção de "Bananas" e "Rapture of the Deep", o baixo de Glover apareceu bem mais. Acho que é pela modéstia do Glover.

Quando Bradford foi anunciado, eu fiquei com o pé atrás. Dá pra ver aqui nos arquivos do blog. Poxa, ele estava gravando com o Charlie Brown Jr. Mas aí o cara é tão gente boa, respondendo e-mails inclusive durante os trabalhos de mixagem, e o "Bananas" ficou tão legal, que achei fabuloso. Gostei da ideia de trazerem um produtor de fora.

Os remasters também se beneficiaram de um produtor externo. "Stormbringer" e "Come Taste the Band" tiveram o dedo de Kevin Shirley, que produz os discos do Black Country Communion. Soam que é uma maravilha. 

Então, se for Ezrin mesmo, que seja muito bem-vindo.

Mal posso esperar pelo novo disco. Eu já não podia antes, agora posso ainda menos.

3 comentários:

  1. Leonardo Machado1:33 PM

    Soares, o melhor disco que Ezrin produziu foi o Destroyer do Kiss. Ele também produziu o maior fracasso comercial dos mascarados, mas o The Elder é um excelente disco.
    Tem uma história boa de quando ele produziu o Destroyer do Kiss : Ele estava gravando com Peter Criss e após uma tomada ele falou :"está ótimo, mas vamos fazer isso em meio tempo." Peter ficou olhando pra ele com cara de bobo e Ezrin perguntou : "você sabe o que é meio tempo, não ?"
    Peter disse não. Então ele pegou os quatro mascarado e levou pra sala de aula pra ensiná-los teoria musical. Detalhe : era o qurto disco de estúdio da banda.

    ResponderExcluir
  2. Leonardo Machado1:39 PM

    Sobre os produtores : Martin Birch já está defasado desde a década de 80. Ele produziu o Slide It In do Whitesnake e a versão foi lançada na Inglaterra alcançando pouco sucesso. Pro lançamento nos EUA, Coverdale contratou outro produtor que substitui as partes de Mick Moody pelas de John Sykes e, se não me falha a memória, as de Colin "Bomber" pelas de Neil Murray, remixou o disco e relançou. Esta segunda versão do Slide It In, com as mesmas músicas, estourou nos USofA.
    Roger Glover é um excelente produtor. Produziu discos que estão entre os meus favoritos como do Nazareth, Rory Gallagher (o sublime Calling Card), Judas Priest e Rainbow.
    Mas acho que o envolvimento dele com o Purple é muito profundo e isso prejudica um pouco o trabalho. Achei a escolha de Ezrin excelente e excitante. Vai sair um discasso! Kevin Shirley também era uma boa opção.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:03 PM

    Ele ja trabalhou com Morse no "In the Spirit of Things", do Kansas.

    ResponderExcluir