terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Não compre nosso disco, diz Gillan

A BBC está cobrindo hoje um fato inédito na história da música: um artista - Ian Gillan - que recomenda aos fãs que não comprem um disco seu.

Não é qualquer disco: é o mais famoso show da turnê de The Battle Rages On, em 1993 – a versão integral do show editado em Come Hell or High Water. Só tem importado e custa US$ 19 na Amazon.

    "Foi um dos pontos mais baixos da minha vida. De todas as nossas vidas, aliás. De fato, aquela formação só durou cinco ou seis shows depois daquele de Birmingham. Aí, o Ritchie saiu da banda. Desde então, temos 13 anos de estabilidade."

O vocalista chamou a BMG de oportunista pelo lançamento. A gravadora, que não sabia que o Gillan não sabia, tampouco que ele discordava do lançamento, prometeu tirar o disco das lojas. Ou seja: quem comprou, comprou. Quem não comprou, que corra.

A história do show é conhecida por boa parte dos fãs. A Mk2 do Deep Purple havia acabado de voltar pela segunda vez, para um disco e uma turnê comemorando os 25 anos da banda. Blackmore e Gillan mal se falavam. Esse show no NEC, em 9 de novembro, seria gravado, mas Blackmore rodou a baiana com um câmera pelo segundo vídeo de sua vida. Entrou no palco só na metade de Highway Star e jogou um copo d'água no câmera. Consta que teria atingido a mulher do Gillan e deixou o cantor puto. Em sua autobiografia, Gillan conta o caso.

Embora o Deep Purple pudesse impedir a circulação dessas imagens deprimentes logo de cara, não foi o que houve. Menos de um ano após o show, eles lançaram o vídeo "Come Hell or High Water", cuja edição intercala as músicas do show com entrevistas dos quatro membros remanescentes da Mk2 contando causos da banda e descendo a lenha no polêmico guitarrista - que havia deixado a banda algumas semanas depois da gravação.

Gillan tem alguma razão em não gostar desse show. Mas todo mundo já o conhecia. É uma peça de colecionador. Ele ganha tostões com a venda.

A imprensa inglesa deitou e rolou: "Deep Purple faz promoção em estilo bizarro"; ”Deep Purple: Não Comprem Nosso Disco, Por Favor”.

A Deep Purple Appreciation Society não deixou por menos:

    “Foi mesmo o pior show deles? Conte a nós se você discorda e por quê. Nossas glamorosas assistentes estão esperando seu telefonema, e a melhor resposta receberá uma cópia da terrível coletânea Purplexed (duas cópias para a concorrente).”

Tudo isso uma semana depois de uma gloriosa entrevista dada por Gillan e Paice ao The Sun. A melhor entrevista que já vi membros do Deep Purple darem.

Todos podíamos passar sem essa.

Veja a cobertura toda no Google News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário