quinta-feira, 8 de março de 2007

Desmontando notícias

Jornalistas de música, como dizia o saudoso Frank, são caras que não sabem escrever entrevistando gente que não sabe falar para gente que não sabe ler. Quem acompanha as notícias sobre música seguido tropeça em boatos que não se confirmam e outras bizarrias do gênero.

Dois ex-membros do Deep Purple são pródigos em aparecer em sites como o Whiplash com notícias bombásticas: Glenn Hughes e Joe Lynn Turner. Sempre que Hughes dá uma entrevista, ele dá um jeito de dizer que seria ótimo se um dia pudesse haver uma reunião da Mk3. Existe uma intenção boa o suficiente pra eu poder garantir que venderia até a mãe pra ir assistir, mas de concreto absolutamente nada. Aí é batata: quem dá a notícia coloca no título algo como "Glenn Hughes anuncia volta da Mk3".

Na semana passada, aconteceu outro desses boatos: Blackmore e Glover em CD de Joe Lynn Turner. O novo disco do vocalista mais polêmico da minha banda favorita tem uma faixa cuja autoria inclui os dois ex-colegas dele no Purple e o tecladista Jim Peterick - que compôs na banda Survivor o tema de Rocky 4.

Como é? Blackmore e Glover participaram do CD? Blackmore e Glover se reuniram com Turner para compor? Nada disso.

Nas sessões de composição do disco que seria o sucessor do Slaves & Masters, várias músicas ficaram de fora e não chegaram sequer a ser gravadas em demo. Caso tivessem sido, estariam no The Battle of Slaves & Masters. Foram simplesmente desconsideradas.

Elas incluem "Bloodline" (já gravada por Turner no disco JLT), "Lost in the Machine" e "Stroke of Midnight". Esta última é que foi gravada agora pelo Turner.

Em entrevista dada há um ou dois anos ao site Virtuosityone.com, ele disse a respeito: "Realmente não sei como os outros caras do Purple reagiriam se tirássemos essas músicas do baú, e não preciso de nenhuma repercussão. Tenho um bom relacionamento com eles hoje."

É interessante observar o comportamento do mestre Jon Lord na Mk5. Ele não tocou no show de apresentação do Turner, em 1989, no Red Fox Inn. Era só Blackmore, Turner, Glover e Paice. Não tocou, também, na música gravada para um filme palha do Roger Moore ("Fire, Ice and Dynamite"). Salvo engano, o Glover resolveu a parada. Na hora de compor essa coisa que o Turner gravou, o tecladista era o cara do Survivor.

Tudo o que merece ser lido merece ser lido com cuidado e atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário