quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Nessun Dorma

Morreu hoje o tenor Luciano Pavarotti. O cantor italiano era amigo do Ian Gillan desde 2001, quando o Deep Purple participou do Pavarotti and Friends, em Módena (Itália). Gillan cantou com ele uma versão em inglês de Nessun Dorma.

Em 2005, quando o CD Gillan's Inn estava sendo gravado, rolou a história de que Pavarotti cantaria em Smoke on the Water - o que não aconteceu. De fato, o cantor já estava afastado dos palcos. Desde 2006, ele tinha diagnosticado um câncer no pâncreas.

No DVD Highway Star, que conta a carreira do Ian Gillan, o tenor diz que Gillan ou é um gênio ou é um doido por topar cantar uma das músicas mais queridas dos fãs de ópera. E ele conclui: só pode ser um gênio. Pavarotti também diz admirar Gillan porque, enquanto um cantor lírico tem que cantar exatamente do mesmo jeito sempre, um cantor de rock pode recriar o ato toda noite.

Isso se mostrou nas colaborações entre os dois, também. Em cada uma das vezes em que Gillan cantou com Pavarotti, ele cantou uma letra diferente para Nessun Dorma. Na primeira, Gillan compôs uma letra em inglês preservando mais o ritmo ("no, no, I'll cry till the morning, cuando la luce splenderà"). Na segunda vez, em 2003, ele fez mais respeitando o texto original ("I will keep it till the morning, cuando la luce splenderà"). O vídeo da segunda vez só tem, que eu saiba, no DVD do Gillan.

Meus respeitos ao tenor. Fiquem abaixo com sua colaboração com o Ian Gillan.



EDITADO: Segue abaixo a homenagem feita por Ian Gillan ao tenor.

Luciano Pavarotti

Eu nunca vou esquecer a alegria daquelas experiências com o Maestro.

Nesta noite, haverá duas estrelas extras no céu, as mais brilhantes de todas - seus olhos cintilantes.

Ele foi um artista titânico - o maior tenor de todos os tempos.

Ele era um homem generoso e gentil.

Obrigado, Luciano,

ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário