sábado, 20 de outubro de 2007

Concerto de Durham



Jon Lord apresenta hoje, na universidade inglesa de Durham, sua mais nova peça orquestral: o Concerto de Durham, composto para comemorar os 175 anos da universidade e com alguns trechos disponíveis nesse site linkado.

A universidade recorreu ao sábio dos teclados porque, apesar de ser uma instituição bastante tradicional, ainda não é conhecida no exterior tanto quanto Oxford ou Cambridge. O Concerto será apresentado depois de hoje em países exportadores de estudantes, para tornar a universidade conhecida.

O site da universidade descreve assim a obra:

    O concerto de 45 minutos contém influências de jazz, ragtime, rock e até de música folk da Nortúmbria, incluindo um antigo lamento de mineiros. Consiste em seis movimentos, arranjados em três partes: Manhã, Tarde e Noite. A Manhã descreve a Catedral ao alvorescer e a cidade ganhando vida. A Tarde começa com um movimento representando o evento histórico em que os monges garregaram o corpo de São Cuthbert de Lindisfarne, e conclui com o compositor contemplando a maravilhosa vista da Ponte das Prebendas. A última seção, Noite, captura o elevado espírito de um baile de estudantil e de uma Gala de Mineiros, e termina com um momento imponente, mas empolgante, em homenagem à Catedral.

Nos trechos disponíveis na internet, é possível ouvir trechos que soam como o mais recente disco de Lord, "Beyond the Notes", e de sua primeira obra orquestral, o nosso Concerto para Grupo e Orquestra.

Será que Durham tem um bom curso de pós-graduação em ciências políticas com bolsas para jornalistas brasileiros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário