quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Nos 50 anos da Playboy

O Deep Purple teve sua pequena participação na história da Playboy, que completa 50 anos este ano. Em 1959, Hugh Hefner - o dono da revista - criou um programa chamado Playboy's Penthouse. Basicamente, ele enchia a mansão de coelhinhas, chamava convidados gente-boa e deixava a festa rolar. O programa voltou ao ar em 1968, com o nome "Playboy After Dark".

Em 23 de outubro daquele ano, o Deep Purple tocou lá. Era a primeira turnê da banda nos EUA. Acabo de rever, depois de anos, a íntegra do clipe do Deep Purple tocando "Hush" no programa. É a primeira formação, com Rod Evans no vocal e Nick Simper no baixo. Mas esse clipe é muito legal porque é o único registro em vídeo, nítido, que restou dessa formação. A gravação em áudio veio como bônus da versão remasterizada do Shades of Deep Purple. Eles também teriam tocado "River Deep, Mountain High".

É certo que no início do show eles tocaram "And the Address", abertura-padrão de seus shows naquele ano. Tenho o vídeo do início. Um longo acorde do Lord no teclado enquanto Hef apresenta a coelhinha e o garçom de plantão.

Só vendo os caras em vídeo é que a gente vê por que diabos a primeira formação do Deep Purple não vingou: Rod Evans antecipando a coreografia da Lacraia; Ritchie Blackmore parecendo o Mister Bean de peruca e camisa de seda azul; Nick Simper não sabia se prestava atenção no baixo ou nas coelhinhas; Jon Lord dando uma entrevista e dizendo que os cinco tentaram alugar uma casa juntos mas não deu certo porque a casa era assombrada. "Vi com meus próprios... óculos", disse Lord. No início de Hush, Hef pede pro Blackmore ensinar um ou dois acordes pra ele na guitarra. E o home de preto se presta!!! Hef faz a maior balaca, com um cachimbo no canto da boca.

É uma curiosidade arqueológica, apenas isso. Está no vídeo "Heavy Metal Pioneers" e circula em cópia digital pirata pelos programas P2P. De qualquer forma, vale a pena ver.

Curiosidade: segundo Jon Lord, esse não foi o único mico que eles pagaram na TV americana daquela vez. Ele próprio foi concorrente de um programa estilo Namoro na TV. Eram dois rapazes: um estudante e ele, apresentado como "Jon, um músico da Inglaterra". Lá pelas tantas, a menina fez a seguinte pergunta a ele: "Se você fosse me buscar em casa e meu pai viesse à porta e dissesse pra você cortar o cabelo, você cortaria por mim?" Jon disse que não, porque queria que ela gostasse dele do jeito que ele é. "Fiquei buzina porque ela não me escolheu, era muito bonita a garota", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário