sexta-feira, 2 de abril de 2004

Deep Purple: os primeiros roqueiros na China



Anteontem, o Deep Purple foi a primeira banda ocidental da história a tocar na China. O primeiro show, no dia 31, deu 6 mil pagantes. "Nunca imaginei que tão pouca gente poderia fazer tanto barulho", disse o chinês Chen Lanfen, de 19 anos, após o show de Pequim. Segundo a Rádio China International, o show impressionou os roqueiros chineses, mesmo tendo sido aberto pela lenda do rock local Cui Jian.

O segundo está sendo um sucesso de vendas, segundo a Xinhua, agência de notícias oficial chinesa: sete mil ingressos (70%) tinham sido vendidos até anteontem para o show que ocorre hoje no Grande Palco Xangai. O mais barato saía por 500 ienes (ou US$ 60, ou R$ 90). E eles ainda vão a Guangzhou.

Até recentemente, todo tipo de música de rock era proibida no país, porque o maoísmo considerava que o som ocidental corromperia os costumes chineses e comunistas. Originalmente, a primeira banda a tocar na China seria os Rolling Stones, em abril do ano passado. Mas eles não foram por causa da pneumonia asiática.

Foi uma viagem muito esperada pelos mestres, e divulgada com orgulho por lá. Em seu site, Roger Glover lembra da primeira vez em que planejou ir à China como turista, em 1976. Não deu certo: a mulher dele estava para dar à luz sua filha, Gillian. Andy McKay, o saxista do Roxy Music, ia com ele, mas acabou indo sozinho com sua esposa após a alegre desistência do casal Glover.

"Lembro que na época ele me contou que nunca tinha visto tanta honestidade. Aparentemente, em seu primeiro hotel em Beijing (ou Peking, como se chamava na época), sua esposa Jane tinha jogado fora uma revista Time que tinha lido no avião, e a revista os alcançou algumas semanas depois em uma cidade a milhares de quilômetros dali; as faxineiras acharam que ela tinha sido deixada por acidente. (Atenção, equipes de bordo de aviões! Talvez eu tivesse recebido de volta meu caríssimo telefone celular se o tivesse perdido na China e não em Nova York.)"

Depois do Deep Purple, o dilúvio: Mariah Carey está a caminho e lá pelo final do mês é a estréia chinesa da Britney Spears.

Nenhum comentário:

Postar um comentário