terça-feira, 30 de maio de 2006

Raridades alemãs

Achei no YouTube umas preciosidades purpleanas, quase todas vindas da Alemanha. É a verdadeira Mk2 da Era de Prata amigos.

A primeira mostra o Deep Purple tocando em Stuttgart, em 16 de fevereiro de 1972. Tem trechos de Highway Star (com o Gillan errando a letra, pois era uma das primeiras apresentações após a gravação de Machine Head), tem imagens da platéia com o bolachão de In Rock e imagens dos mestres relaxando no camarim ao som de Child in Time. Adoraria entender alemão, mas pra mim é grego.



Direto de Paris, do Pop Deux (1970), temos Wring That Neck.



Aqui, um trecho de sete minutos do Purple tocando Mandrake Root no South Bank Summer Festival de 1970, em Londres. Eu nunca canso de ouvir apresentações deles tocando Mandrake Root em 1969-71. Não tem uma versão igual à outra. E em cada uma delas eles fazem tudo o que sabem.



Gonna make it hard for you, you're gonna - INTO THE FIRE!!!! Primeira vez em que eu vejo isso em vídeo, ao vivo. Diz a legenda do YouTube que foi gravado em 1971.



Já que estamos no terreno das novidades alemãs, que tal esta Speed King psicodélica de abril de 1970? O cenário chega a ser macabro. Será que é o mesmo programa que no ano seguinte gravou a primeiríssima versão ao vivo de Highway Star? Infelizmente, a fita original tava meio nhonha.



Este aqui eu mostrei pro Abdalla outro dia aqui em casa e ele ficou de queixo caído. É na TV alemã, em 1971. Os mestres dublam Fireball para uma platéia extasiada. Obviamente, Ritchie Blackmore não curtiu nem um pouco o teatrinho. Percebam como ele toca a guitarra no final da música.



Pra não dizer que só tem Mk2, apesar de pra mim a Mk2 original ser o que de mais perfeito o Purple já fez, que tal um promo alemão de Stormbringer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário