quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Satch Boogie

Em entrevista à BBC, Satriani fala sobre seu período no Deep Purple:

Foi difícil, porque todo guitarrista é na verdade muito idiossincrático nessas horas, e embora eu estivesse substituindo o Ritchie Blackmore, meu cérebro dizia: "Peraí, ninguém substitui Ritchie Blackmore!" Eu olhava pra platéia e via os rostos deles, completamente fascinados com a banda, e percebi que eu na verdade era quase como um deles. Eu olhava ao redor do palco e pensava: "meu deus, é o Deep Purple!"

Tinha algumas músicas que o Ritchie tinha preparado tão bem que era um caso de me perguntar por que tocar outra coisa. Mas, com o apoio de fitas ao vivo que a banda me deu, percebi que em outras músicas o Ritchie mudava sua parte tão dramaticamente de noite pra noite que até ele estava procurando a melhor forma de interpretá-las. Por isso, tomei a licença artística de modernizar o material, especialmente o material novo que a banda mal tinha tocado ao vivo. Eles gostaram da minha abordagem, e foram uma banda ótima de trabalhar.

Musicalmente, foi muito satisfatório. O setlist vinha direto do paraíso do classic rock. E a banda era genial. Seu timing era fantástico. Seu tom era fabuloso. Eu não cabia em mim.

Eles me pediram pra entrar na banda, mas eu precisava mesmo pensar. Eu ainda devia gravar discos em meu contrato da época, e seria difícil largar disso e me tornar parte da banda. E, embora eu odeie dizer isso, tinha uma coisa na banda que sempre me bateu como britânica. Eu me sentia um ítalo-americano pegando carona. Então, quando eu somei tudo, embora fosse muito legal, não parecia certo pra mim. Achei que eles precisavam achar alguém que estivesse mesmo a fim de se tornar um membro permanente. Como se viu, eles acabaram chamando um americano (Steve Morse), o que foi ótimo.


Na biografia do Ian Gillan, o mestre lembra do primeiro ensaio do Satriani com o Deep Purple. Ensaiam tudo e no final chega a vez de Smoke on the Water.

-- Você não precisa ensaiar essa música, né, Joe?
-- Como assim? Vamos ensaiar, sim. Cara, quase não acredito que vou tocar Smoke on the Water com o Deep Purple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário