sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quatro minutos em estado de graça

Eu vibrava como torcedor que assiste seu time fazer uma goleada.

Isso foi há dez minutos, quando descobri o vídeo que segue logo abaixo. Precisei correr pro computador, pra escrever este post, tamanha foi a satisfação.

O vídeo é de 18 de junho de 1985. Foi gravado em Malmö, na Suécia - a cidade dos meus tataravós, onde mora o Svante Axbacke. Tanto eu quanto o Svante éramos crianças na época, e acho que o Svante sequer morava lá. Adoraria acreditar que algum primo distante estivesse na primeira fila.

A Mk2 fazia sua primeira turnê mundial depois do retorno do Deep Purple. Era o último show da perna sueca da turnê antes do famoso festival de Knebworth. O Deep Purple tocava Smoke on the Water ao vivo pela 409ª vez (sim, eu contei), e pela 69ª vez o Gillan puxava o coro da plateia de "Smoooke on the Waaaater, fire in the sky".

Gillan brinca com a plateia. A banda se prepara para voltar a tocar. Nisso, Blackmore olha para Glover. Dá uma levantadinha na guitarra, como quem pergunta: "quer trocar?" Glover topa - ia contrariar, por acaso? Eles trocam. Blackmore vai para o lado esquerdo do palco, ao lado do teclado. Glover vai para o lado direito, no cantinho do Blackmore.

Seguem-se quatro minutos com o Deep Purple em pleno estado de graça. ESSE é o MEU Deep Purple, amigos. É nessas horas que eu não sei por que ouço tão pouco a Mk2 pós 1984.



(Agradeço ao @brunoalsantos por ter me apontado outra performance da Mk2a hoje. Sem isso eu não teria chegado a esse vídeo.)

4 comentários:

  1. Soares, se eu nao me engano esse link aqui (http://www.youtube.com/watch?v=JTGKx_BUMIM) é da mesma perna dos shows na Suiça.

    Fiquei tão feliz quanto você quando vi o vídeo. Um viva ao youtube.

    []s
    brunoalsantos

    ResponderExcluir
  2. A versão de Black Night do mesmo show do seu post tb é fantástica. Deveriam amarrar o Blackmore em uma cadeira e colocar esse vídeo para ele ver.

    ResponderExcluir
  3. Inacreditável! O Blackmore tem um lado humano, amigo, civilizado!

    Curioso como nos anos 80 o Gillan abusava dos gritos, até mesmo sem necessidade.

    Enfim, essa foi mesmo uma fase gloriosa do Purple!

    abs

    ResponderExcluir
  4. Bruno: fabulosa mesmo essa coisa de eles ficarem jogando futebol no palco.

    Diogo: o Gillan vinha da operação que ele fez na garganta antes do Born Again, lembra? Pena que abusou demais - acabou gastando a voz. Se for olhar os shows de 1987 já dá sinais fortes de cansaço. E foi aí que os problemas com o Blackmore se ampliaram.

    Ali era começo do retorno. Eles com tesão de tocar junto, todo mundo a toda, dando a volta ao mundo como se fosse 1972. A alegria do Blackmore diz tudo.

    ResponderExcluir