domingo, 19 de maio de 2002

Os homens e a rádio

Esta nota já foi postada há alguns dias, mas adicionei algumas coisas interessantes aqui.

I'm a Haaaaaaaaaard loving man... aaaaaaaaaaaaaaaaahh!Eu sempre achei interessante o apoio que a BBC deu ao Deep Purple até o lançamento de In Rock --com sessões frequentes em seus estúdios lá por 1969 e 1970. Mas nunca entendi por que isso não continuou no mesmo ritmo a partir de 1971. Claro, houve grandes apresentações ao vivo, como as que saíram em In Concert (de 1970 e 1972) e o Live in London (de 1974). Mas nunca mais, depois do final de 1970, o Deep Purple voltou a gravar versões inéditas para a BBC.

Levantei a questão no fórum do Deep Purple, numa discussão sobre faixas piratas que o Deep Purple gravou na BBC (que saíram nos boots BBC Stew e eu tenho em MP3). Recebi uma resposta bastante consistente do Doug:

"Basicamente (e Nigel que me corrija se eu estiver errado), nos primeiros dias, era muitas vezes mais barato para a BBC convencer as bandas a regravar suas músicas exclusivamente para a BBC do que tocar constantemente as versões comercialmente lançadas, e por isso o Deep Purple e muitas outras bandas da época foram gravados diversas vezes. Entretanto, uma das razões pelas quais eu acredito que o Deep Purple perdeu popularidade na BBC foi uma briga deles com o DJ John Peel, que sentiu que a Mark 2 havia se vendido depois de ter um single de sucesso. :)"

Doug informa que a maioria dessas gravações deve sair uma caixa que a EMI vai lançar (e na edição da qual o Simon Robinson constantemente avisa que está trabalhando).

Black Sabbath que se cuide!Em 1984, o Deep Purple deu uma série de entrevistas a Tommy Vance, um dos mais antigos apresentadores de programas sobre rock no rádio mundial. Hoje, a rádio até tem um perfil do grupo em seu site e reapresenta velhos shows... mas a última entrevista que eles fizeram com o Gillan foi particularmente sofrível. Entende-se: o Deep Purple não é mais um promissor grupo de jovens músicos que vão levar ao mundo a glória da evolução cultural do império britânico. Até um americano eles andaram convidando para tocar cavaquinho! Mas sabe como é fã: sempre quer mais.

As gravações feitas exclusivamente para a BBC durante a primeira formação do Deep Purple saíram nos remasters dos três primeiros discos. As da Mark 2, que eu tenho em MP3, são:

- Ricochet ou Kneel and Pray (11.aug.1969) - primeira versão de Speed King, com letra diferente
- The Bird has Flown (11.aug.1969)
- Child in Time (29.aug.1969)
- John Stew (31.oct.1969)
- Speed King (31.oct.1969) - ainda tem algo de Kneel and Pray
- Bloodsucker (21.apr.1970)
- Hard Loving Man (21.apr.1970)
- Living Wreck (não sei a data, 1970)
- Black Night (9.sep.1970)
- Into the Fire (23.sep.1970)
- Grabsplatter (23.sep.1970)

Nenhum comentário:

Postar um comentário