terça-feira, 6 de agosto de 2002

Made in Japan, 30 anos depois

Daqui a dez dias, fazem 30 anos que foi gravado um dos melhores discos ao vivo de todos os tempos: Made in Japan. Na verdade, a Rolling Stone classificou o álbum como "simplesmente o melhor disco ao vivo já lançado". Em comemoração a ele, o The Highway Star colocou no ar um especial sobre aquela bela turnê (clique no link acima).

Os três shows em Osaka, no Japão, entre 15 e 17 de agosto de 1972 renderam três lançamentos, na verdade. Primeiro o clássico "Made in Japan" (1973). Vinte anos depois, foi lançado "Live in Japan", com 3 CDs contendo a íntegra dos três shows, de onde foram selecionadas as músicas para o clássico. Gillan está em sua melhor forma. Os agudos de Child in Time nesse disco já foram classificados como "celestiais". E é impagável quando chega "The Mule" e ele pede para deixar tudo "mais alto que todo o resto".

Em 1998, foi lançada e edição de 25 anos do Made in Japan, dupla e com faixas bônus: uma impagável versão de Speed King, além de Black Night (uma versão que já havia saído em Powerhouse) e Lucille. Essa versão é encontrável com alguma facilidade nas chamadas melhores casas do ramo.

Os competentíssimos caras do The Highway Star botaram no ar inclusive resenhas de quem esteve nos shows na época. Por acaso, um japonês que era baterista de uma banda local. E o que mais sobressai no Made in Japan é sem dúvida o trabalho do Ian Paice. Até hoje, Paice diz que MiJ é o melhor disco que já gravou (ouça em especial o solo dele em "The Mule" para saber por quê).

Os shows que o Purple fez no Japão em sua primeira fase foram especialmente marcantes. O primeiro de todos rendeu o melhor disco ao vivo de todos os tempos, além da inspiração para escrever "Woman From Tokyo", do disco de estúdio que viria a seguir. A segunda passagem pelo Japão, em 1973, marcou o fim da mais vigorosa formação do Deep Purple. E a seguinte, em 1975, marcou o fim da Mark 4, com Tommy Bolin completamente chapado e sem conseguir tocar direito.

Veja abaixo todas as capas de Made in Japan. Adivinha se eu não estou ouvindo o disco agora...


O lançamento clássico. Originalmente em vinil duplo, depois um só CD.


A caixa com três CDs, lançada nos vinte anos do original.


A edição de 25 anos, que um dia ainda vou comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário