domingo, 18 de agosto de 2002

De quem é?

"Hey Joe, where you going with that gun in your hand?" Já ouviu isso? Pois é. A música ficou famosa na voz do Jimi Hendrix em 1967, mas não é dele. Hendrix dava crédito a Billy Roberts, que a registrou em 1962, mas a música já foi atribuída a um certo Chet Powers. Até chegar ao Hendrix, era uma música popular, e só. Depois, virou uma música "de guitarrista", e vários dos bons fizeram cover dela: do Deep Purple, em seu primeiro disco, até o Joe Satriani. Hoje chineleou, e até o Rappa e Type O Negative (black, black, black, black, number one) fazem cover disso. A Sinfônica de Londres também deu seu pitaco.

A música se tornou popular por causa da letra de macho ("minha mulher me trocou por outro, vou meter uma azeitona na cabeça dela") e da irresistível progressão de acordes. Lester Bangs disse que, por isso e pelo fato de ser incerto o autor, todo mundo não só gravava a música como também dizia ser o autor. Por essas e outras, há várias letras diferentes (e não me venha falar de ah irmão tá com essa arma aí na mão, vaitifudê).

Mas quem é o Joe? Joe é um fulano. Depois da segunda guerra mundial, um fulano passou a ser chamado "average Joe". Para Michael Hicks, que escreveu um livro sobre o rock dos anos 60, a música "é uma balada sobre crime, no formato de pergunta e resposta, contando uma série de encontros entre o cantor e o Joe".

Conheça o intrigante mundo da música "Hey Joe" neste site. Acredita que eles catalogaram 400 versões da música, em uma lista provavelmente incompleta? Até versões dos Nativus e de O Rappa com Planet Hemp estão na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário