quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

The Ballad of Ritchie and Candice

A Candice Night, digníssima patroa do Blackmore, vai estrelar um filme de terror. Ele será produzido pela produtora "Fires At Midnight" - talvez não por acaso, o nome de um dos discos de Blackmore's Night.

Quando ouvi BN pela primeira vez, estranhei um pouco. O Blackmore continua tocando pra caramba, mas não é meu tipo de som favorito. Durante bastante tempo, eu pensei: ué, se o cara está feliz, deixa ele. É bom ele estar feliz.

Só que aos poucos se acumulam pequenos indícios de que a banda tem sido uma forma de promover a Candice e tornar o Blackmore basicamente um endorser talentoso. Candice tem seu site, onde conta sobre suas aparições em capas de revistas sobre bruxas modernas. Algumas vezes, me pareceu que BN era uma forma de criar uma nova Enya. Blackmore fica geralmente em segundo plano.

Como a empresária do grupo é a sogra do Blackmore - a mulher que arrancou uma caixa de discos do Deep Purple da mão de um jornalista sueco que pediu um autógrafo ao mestre -, brinquei na Profundo Papo, Roxos de Rir: seria Candice uma Yoko Ono loira com mãe de miss?

Quanto mais o tempo passa, mais o Blackmore se tranca em si mesmo, em seu famoso mau humor, alimentando mais o folclore em torno de si. Isso vem piorando ao longo dos anos. Mas cada vez mais me parece que isso tem sido muito por ele não sair da roda da Candice.

Cada vez mais, a cena descrita pelo Gillan em sua biografia, de o Blackmore sair do infame show de Come Hell or High Water puxado pela coleira por uma loira (e a Candice já disse que já estava com o Blackmore na época) me parece mais simbólica do que vem acontecendo com o meu guitarrista favorito nos últimos pelo menos QUINZE anos.

Ritchie Blackmore já deu ao rock uma das maiores contribuições da história do gênero, ao longo de uns 30 anos de sua carreira. Nos últimos pouco mais de 10, está focado nisso. O amor faz bem a qualquer um, e ninguém muda a cabeça de um homem apaixonado. Ninguém muda a cabeça de um profissional talentoso que está fazendo algo que gosta. E Blackmore's Night pode não ser a minha praia, mas é bem legal dentro do que se propõe.

A única coisa que me incomoda nisso tudo é que a Candice às vezes me parece mais Yoko Ono que a própria Yoko Ono a seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário