quarta-feira, 20 de abril de 2011

43 anos atrás

Em 20 de abril de 1968, o Deep Purple estreava oficialmente em Tastrup, na Dinamarca. O vídeo abaixo, com "Help", foi feito possivelmente em Copenhague, dias depois. Esse e outros vídeos das quatro primeiras formações do Deep Purple saiu no DVD "History, Hits & Highlights".



Parêntese: em suas primeiras encarnações, o Deep Purple sempre iniciava suas turnês pela Escandinávia. Todas as bandas, aliás. Sabe por quê? Porque antes da internet ficava longe demais de tudo e a imprensa inteira era escrita em línguas esquisitas. Se fosse fiasco, não queimava o filme em casa.

Segundo o livro "Smoke on the Water - The Deep Purple Story", de Dave Thompson, a banda não sabia se conseguiria chegar ao lugar do show.

"Desembarcando da balsa em Esbjerg, sob o peso de um palco inteiro de equipamentos novos em folha, os membros da banda e dois roadies contratados para esta viagem inaugural ficaram lívidos ao descobrir que seus vistos de trabalho não estavam corretos. Embora o grupo tenha perdido não mais do que duas horas antes de a situação ser resolvida, ainda havia muito tempo para cada um dos músicos ficar cheio de visões sobre deportação peremptória - ou coisa pior."

Já no livro "Black Knight", uma biografia de Ritchie Blackmore, o autor Jerry Bloom conseguiu entrevistas com Nick Simper e Ian Paice, mais o roadie Ian Hansford. Segundo o roadie, Jon Lord ficava dizendo: "Não vou entrar naquele Land Rover com alsacianos!". Ian Paice lembra que o grupo foi levado das docas à delegacia numa van usada pra transportar cachorros da polícia. "Quando eu saí, estava com um cheiro meio canino". Nick Simper dizia que já na balsa, antes de ir pra delegacia, Blackmore estava tão apavorado que não lembrava como é que começava "Hush". O segredo pra vencer o branco: duas doses de uísque.

Só às 5 da tarde, pouquinho antes do show, é que eles conseguiram chegar ao hotel.

O primeiro show do Deep Purple teve um público de 500 pessoas. Parece pouco para uma banda desse calibre, mas lembre que era uma banda que estava começando, estava num país estrangeiro e o show era num saguão de escola. O show, de 45 minutos, começou com "And The Address" (instrumental, própria), depois umas covers - "Hush" (Joe South), "I'm So Glad" (Skip James/Cream), "Help" (Beatles), "Paint it Black" (Rolling Stones) e "Hey Joe" (Jimi Hendrix). Também teve a estreia de "Mandrake Root".

Ou seja: em sua primeira aparição, o Deep Purple era praticamente uma banda de covers variados, pouco diferente dessas que tocam nos bares de rock de São Paulo nos finais de semana. A diferença é que, como o promotor era o mesmo que levou os Artwoods à Escandinávia, a banda foi anunciada como "a nova banda de Jon Lord, ex-Artwoods".

Como a plateia reclamou do barulho, Lord pegou o microfone pra explicar. Jerry Bloom pega uma frase dele:

"Eu sei que tocamos alto no palco, mas precisa ser assim pra atingir a juventude de hoje. Não tocamos alto só por tocar alto. É que temos que garantir que o pessoal não pense que está num chá das cinco, porque senão eles perdem o interesse."

Logo depois dessa turnê, o Deep Purple gravou seu primeiro disco: "Shades of Deep Purple". O resto, como dizem, é história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário