terça-feira, 16 de agosto de 2011

1991+20: Você estava lá?

Vários leitores do Purpendicular têm lembranças dos shows históricos de 1991, que a partir de hoje completam 20 anos.

Conte aqui nos comentários a sua lembrança e até domingo eu amarro tudo num post especial.

10 comentários:

  1. Anônimo3:09 PM

    Lembro que eu tinha 27 anos na época e o show no ibira começou atrasado pra caramba.A 1ª foi Burn e o Blackmore tava com uma jaqueta verde ou azul de franjas. No final um roadie brasileiro pegou um pedaço da strato e nós ficamos tentando negociar com ele aquele teco, pois ele nem conhecia a banda quanto mais o Blackmore. No Olimpia o Blackmore abaixou num momento e eu consegui tocar a sua mão e fiquei em estado de extase total. Todo mundo em volta começou a me tocar na sacanagem e foi só risadas.Mas o mestre terminou o show antes com smoke on the water e foi embora irritado com alguma coisa. Coisas de "Laurinha" Blackmore !!!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, era a primeira do DP no Brasil!!! Tinha gente de todas as idades no show. Tinha de tudo na platéia. Lembro de ficar ao lado de uns caras de Goiânia que estavam em estado de glória total. Eu tinha 23 anos. Este foi o primeiro de 5 shows que pude assistir dos caras e mais 1 do Gillan. No encore, a coisa mais espetacular foi ver o teto do Ibirapuera literalmente subir e descer ao som de Smoke... Só quem estava lá para contar... E outra: quando os roadies do Terço começaram a tirar as coisas do palco, lembro de ter comentado com um amigo que o show do Purple tinha furado ou algo parecido... Não tinha nada no palco... O Hammond na frente de seis Marshall, a bateria minúscula e mais seis Marshall na guitarra... Sério, achei que era piada... O som era de outro mundo. Nunca vi qualidade igual. E olha que os caras do Terço tinham dois "prédios" de caixas de cada lado... Enfim, eu vi o Ritchie quebrar uma na minha frente... Detalhe: quando ele jogou para a platéia, o cara de Goiânia pegou os cacos... O sujeito não acreditava. Chorou até lá na saida...
    Isso é Deep Purple!!!

    Depois eu vou colocar no meu blog e nos seus comentários a passagem de um amigo que estava passeando em Vinhedo e foi tomar uns chopps com o Deep Purple...

    Marcos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:56 AM

    Você viu isto, Marcelo?

    Show do DEEP PURPLE em Buenos Aires (16.Out.2011)?

    http://www.thehighwaystar.com/events/2011/10/16/2011-10-16-deep-purple-buenos-aires/

    PEACE!
    LOVE!
    JOY!


    King Deletado I

    ResponderExcluir
  4. São 00:30 do dia 17 de agosto, portanto neste momento faz exatos 20 anos que o show começou . Burn !! Ibirapuera lotado. Som péssimo. Melhorou depois... JLT.. fazer o quê... o som da guitarra de Blackmore , inconfundível... mas tem um momento desse show que me lembro como se fosse agora há pouco: no meio da massa sonora ainda confusa de Burn... o solo do Jon Lord... explode no PA e me arrepia a espinha... NENHUM grande jornal noticiou a vinda do DP ao Brasil com uma exceção: o tablóide mundo-cão-sangrento chamado Notícias Populares , cujas manchetes variavam entre a violência explícita ("Matou o Avô e Pendurou as Tripas na Cerca!" ) e uma espécie de bom-humor de péssimo gosto (" Cachorro faz Mal a moça! - na reportagem, tratava-se de cachorro quente com salsicha vencida... Naquele agosto veríamos na manchete do NP: "Os Monstros estão em São Paulo!" - e dentro uma reportagem sobre os "Monstros do Rock".... HIghway Star... Smoke... Perfect STrangers... vá lá, The Cut Runs Deep, com direito a backing vocal do Glover... é, , tinha o JLT... mas o saldo foi : "EU ASSISTI O PRIMEIRO SHOW DO DP NO BRASIL!!", mas .. ainda tinham outros três pela frente naquela semana... thanks God !!

    ResponderExcluir
  5. eu estava no maracanãzinho.fui sozinho ao show.Lembro da parede de amplificadores (em um tom branco se não me engano)ao fundo do palco.Quando as luzes se apagaram, foi um nó na garganta...aos primeiros acordes de burn,o publico já estava insandecido!com o decorrer do show a euforia foi trocando um pouco de lugar com um pouco de insatisfação(para alguns e pra mim tbm),pois por mais que todos estivessem vendo a sua banda preferida no palco,era nítido o descontentamento de ver Joe lynn turnner como front-man.Por várias vezes,sua voz não alcançava o timbre certo,seus trejeitos pernósticos exagerados...nada,absolutamente nada se encaixava com o resto da banda.Parecia um garoto "poser" fazendo um cover do purple.certa hora alguem puxou o côro:Gillan!gillan!gillan!Turnner mal-humorado com a recepção, levantou seu dedo médio rapidamente pro grupinho descontente e nem deu mais bola.Blackmore foi um show a parte...estava com o diabo no corpo!Lord na sua primeira passagem pelo Brasil,já em seu solo, dedilhava aquarela do brasil em seu harmond,levando todo mundo ao delírio.das surpresas bem vindas,foram a inclusão de difficult to cure e hey joe(com turnner tocando violão)no repertório.Mas o show não foi bom?Claro que foi!inesquecível!

    ResponderExcluir
  6. The Aviator12:58 AM

    Lembro do show, mas nada muito claro em minha mente... tinha 17 anos e estava com meu irmão caçula.
    Som do Ibirapuera péssimo, eco pra todo lado... felizmente hoje em dia temos boas casas de show.
    Antes de começar o show houve uma invasão em massa da pista. Lá num canto, neguinho pulou a grade da quadra e os (poucos) seguranças correram pra lá. Nisso "liberou" o outro lado onde pulou um, pulou outro... e foi o estopim para todo mundo na arquibancada ter a mesma idéia. Pareceu uma cacheira humana... A pista ficou superlotada e muita gente que pagou o ingresso não conseguiu entrar.
    Eu desci com meu irmão para um lugar melhor na arquibancada onde deu para ver o show tranquilo.
    Quando os caras entraram no palco foi mágico, apesar que com JLT é difícil se empolgar.
    Ví mais 3 shows do Purple ao vivo, 2006, 2008 e 2009. E o melhor, sem sombra de dúvidas foi o de 2006. Gillan estava com a voz ótima e todos da banda muito bem. Fiquei pertinho do palco e foi alucinante do início ao fim, apesar do calor insuportável daquele Tom Brasil (atual HSBC).

    ResponderExcluir
  7. Paulo Cesar Possetti7:20 PM

    Eu estive lá, em Curitiba no Pavilhão Atuba, dia 18 de Agosto de 1991. Memorável, inesquecivel, subi no palco dos 'home' antes do show prá tirar umas fotos, a galera queria me matar, de inveja, mas, pode crê, curti prá car... e ainda consegui fotos muito próximas da banda que guardo com muito carinho até os dias de hoje. Foi meu primeiro show, hoje já fui em seis e aguardando o próximo... Não demore Purple's, estamos te esperando. Valew!

    ResponderExcluir
  8. Fui no show de São Paulo e do Rio no Maracanãzinho. Quando soube q eles viriam na primeira vez, trabalhava no Jornal O Fluminense.Propus uma entrevista (sem garantias q iria acontecer) p o caderno de cultura. Consegui acertar com o tempo q tinha, crachás p mim e um fotógrafo. Como o fotógrafo q arranjei, era um amigo meu, fomos na cara e na coragem, de ônibus para Sampa p a única coletiva do grupo. Como chegamos cedo, tentamos nos enturmar com outros jornalistas e p nossa surpresa, Blackmore aparece no saguão ao nosso lado p entrar no Hotel. Impressionante foi o silencio com a entrada dele...tinha levado um LP e pedi p o Roger Glover autografar (isso pq tinha descoberto q ele estava no bar do hotel com a esposa e incomodei mesmo). Logo depois, antes da coletiva, os empresários conversavam conosco e falei q queria jogar futebol com todos, mas como eles pediram o Maracanã, não foi possível (Logo depois, nossa conversa foi publicada na Folha de São Paulo). A entrevista foi emocionante p nós e p eles tbm, pois, o povo sabia de coisas da adolescencia q nem eles lembravam...no final o primeiro show foi p emocionar e osegundo foi p realmente ouvir o show. Curiosamente, as pessoas no Maracanânzinho se dividiam nos espaços q eles ficavam. Quem gostava do John Lord, ficava no lado dele, quem gostava do Blackmore ficava do lado dele. Os primeiros shows, a gente nunca esquece...

    ResponderExcluir
  9. jose geraldo ladaim7:53 PM

    bicho, foi minha primeira turne de uma banda, assisti dois shows no ibirapuera, 2 no olimpia, 1 no pavilhão de atuba em curitiba, e 1 no maracanazinho, acompanhei o purple em quase toda turne, em curitiba blakmore sentou na minha frente tenho a foto quase tocando nele, acho que ele pensou , esse cara de novo, antes eu tinha assistido gilan solo em barra funda SP, depois ja assisti vários shows do purple mas nunca com a MK2 completa, tomara que eu consiga ver, valeu

    ResponderExcluir
  10. Haroldo

    Pergunta ao The Aviator:
    cara, eu estava no show do Deep Purple em 2006, no Tom Brasil. Eu fui o cara que pegou a baqueta que o Paice jogou e depois dei um diving sobre o público. Vc se lembra?

    ResponderExcluir