sexta-feira, 17 de outubro de 2003

RADIO ONE, YOU'RE THE ONLY ONE... FOR ME (atualizada)

Estava lendo agora de madrugada sobre a Radio One da BBC, criada em 1967 e principal veículo para as grandes bandas de rock inglesas no final dos anos 60 e início dos 70, que são as que me importam. Naquele tempo, os músicos eram convidados a ir ao estúdio da rádio para gravar versões tão semelhantes quanto possível às que tivessem gravado para seus discos - tudo pra não pagar direitos autorais à gravadora, que eram (e são) caríssimos.

Dessas sessões saíram preciosidades como CDs duplos dos Beatles, do Jimi Hendrix (que gravou um maroto jingle cuja letra começava com o título deste post), do Led Zeppelin e de um monte de gente. O do Deep Purple só eu tenho, porque eu catei a pirataria toda e montei aqui no Seu Creysson. Ainda falta fazer o da primeira fase do Purple.

A história da rádio está neste site, com fotos impagáveis. Até 1967, não existiam rádios legalizadas que tocassem música pop no Reino Unido. Alguns jovens locutores botavam barcos no oceano e de fora dos limites marítimos de Albion transmitiam rock do bom. Daí o nome "rádios piratas", e foi assim que surgiu a primeira Kiss FM. A BBC, rede pública, reagiu a isso recrutando locutores das piratas e criando a Radio One no começo de outubro de 67. O dia era para o pop, a noite era pro rock - e foi daí que se espalhou o boom do rock britânico.

O site também tem perfis de alguns locutores da rádio, como John Peel (cuja voz aparece apresentando o Deep Purple In Concert 1970), que era um dos poucos caras na BBC que arriscava tocar punk e foi o primeiro cara que tocou um disco inteiro duas vezes seguidas. Foi ele quem resolveu dar um banho de água fria no Purple depois do single Black Night. Recebi uma resposta bastante consistente do Doug:

"Basicamente (e Nigel que me corrija se eu estiver errado), nos primeiros dias, era muitas vezes mais barato para a BBC convencer as bandas a regravar suas músicas exclusivamente para a BBC do que tocar constantemente as versões comercialmente lançadas, e por isso o Deep Purple e muitas outras bandas da época foram gravados diversas vezes. Entretanto, uma das razões pelas quais eu acredito que o Deep Purple perdeu popularidade na BBC foi uma briga deles com o DJ John Peel, que sentiu que a Mark 2 havia se vendido depois de ter um single de sucesso. :)"

Tommy Vance, um dos mais antigos apresentadores de programas de rock no rádio mundial, foi o cara que fez uma bela série de entrevistas com o Purple em 1984, quando o grupo voltou.

Tem um cara que colocou no ar uma lista das músicas banidas pela rádio. Tem coisas interessantes. Os Beatles tiveram trocentas músicas proibidas, o Purple nenhuma - provavelmente graças à técnica do Gillan e do Glover de fazer metáforas quase impenetráveis e beirando o nonsense.

Diz que em 1995 baixou na rádio uma ordem pra jogar no lixo todas as gravações com mais de cinco anos e centrar fogo no tal do britpop, que não me agrada. Por causa disso, a banda Status Quo processou a BBC. Perdeu na Justiça e não toca mais lá nem a pau e corda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário