segunda-feira, 25 de fevereiro de 2002

Clássicos Purpendicular 2: Mary Long

A música "Mary Long", de Who Do We Think We Are, faz parte da nova e cancelada turnê do Deep Purple. Sua inclusão chegou a ser elogiada pelo The Times. Mas vocês sabem de onde vem a música, com suas palavras fortes? Sabem quem é Mary Long, a hipócrita que faz tudo o que ela diz para não fazermos? Sabiam que as duas personalidades que inspiraram a música morreram no ano passado --de velhice?

Conheça um pouco mais sobre duas personalidades tristemente importantes na cultura britânica do século 20 ouvindo Deep Purple e lendo o Purpendicular.



Morreu em novembro a professora britânica Mary Whitehouse, uma ferrenha moralista inglesa dos anos 70. Aos 91 anos, informava o "The Guardian" de 24/11. A, hã, simpática vovó aí em cima foi a fundadora da "National Viewers and Listeners Association", uma Senhoras de Santana inglesa. Para terem uma idéia da simpatia da véia, vejam o subtítulo do editorial do Guardian sobre a morte: "Nós não merecíamos Mary Whitehouse".

"Mary Long é uma hipócrita. Ela faz todas as coisas que diz para não fazermos." Esse era o começo da letra de "Mary Long", do disco "Who Do We Think We Are" (1973). A canção era um libelo contra a censura moralista da Inglaterra do começo dos anos 70. O nome era composto por MARY Whitehouse e Lord LONGford. "Auto-escolhidos guardiães da moral pública", classifica Ian Gillan, o compositor da música. Gillan, na letra, chegava ao requinte de fazer uma sugestão sobre o que ela deveria fazer: "vai procurar teu amigo caralho, cava um buraco em ti e pula em cima dele". A tradução é livre.

A segunda metade da letra, lorde Frank Longford, morreu em agosto do ano passado, aos 95 anos, e também mereceu um obituário do Guardian, sem editorial. Para vocês terem uma idéia de quem era a figura, Longford foi padrinho de casamento do sequestrador Charles Bronson e tinha o costume de visitar prisões desde os anos 30. Não, não como hóspede: ele lutava pelo direito de os presos incompreendidos serem ouvidos. Até hoje permanece inédito um manuscrito escrito por esse tiozinho aí da foto, cujo singelo título é "Hitler -- ele não pode ter sido tão mau, pode?" Apesar disso, ele se dizia socialista e católico, fervoroso em ambas as crenças como um certo governador bigodudo que eu conheço.

"Eles eram os fascistas politicamente corretos e conscientes da publicidade naqueles dias; não mudou muito hoje, exceto pelo fato de os atuais soldadinhos do passo certo usarem a palavra 'não-apropriado'", escreveu Gillan em uma explicação da letra. Ele termina a explicação com a melhor frase sobre moralismo que já li na vida: "há e sempre houve um sinistro bafo de hipocrisia emanando do púlpito dos pios." Tanto pios de direita quanto pios de esquerda; tanto os religiosos como os laicos, percebam --púlpito nem sempre é um palco na frente da cruz.

Mary e Long metiam o dedo em tudo. Principalmente nos roteiros da BBC, emissora pública britânica (Mary told Johnny not to write such trash, she said it was a waste of public money...). Mrs. Whitehouse ficou na ativa até o ano passado, apesar de estar oficialmente aposentada desde 1984 (juro que é só coincidência, acho). Lord Longford também continuou cumprindo sua tarefa cristã de visitar os presos até meses antes de sua morte, e até lançou um diário sobre suas andanças pelo mundo do sol quadrado.

Não seria exagero, acho, dizer que eles abriram o caminho do conservadorismo de Maggie Thatcher (Thatcher! Thatcher! Milk snatcher!), outra professorinha sinistra que passou a tomar conta do país a partir de 1979.

Mas a figura mais odiada era a tia Whitehouse. Na descrição do Guardian, ela era "uma personalidade pública única, que brilhantemente usou e manipulou a BBC e outros meios de comunicação, apenas para castigá-los. Seu sorriso metálico e benevolente, óculos barrocos e frases prontas a tornaram mais conhecida que muitos ministros de Estado."

Ela começou a agir em 1963. Professora de artes e de educação sexual, ficou escandalizada quando viu um casal de alunos fazendo de conta que estava trepando. "Eles disseram a ela que estavam imitando Christine Keeler e Mandy Rice-Davis, que haviam visto na TV." O Guardian, em artigo de Richard Hoggart, afirma que os argumentos válidos dela se perdiam em uma obsessão por sexo.

Dave Hodgkinson, editor do site oficial do Deep Purple, ao registrar a morte de Mary Whitehouse, informou: o lorde Frank Longford, que inspirou a segunda metade de "Mary Long", morreu aos 95 anos em agosto de 2001.

No texto matreiro do Dave:

"Há algumas semanas, Mary Whitehouse, terror dos pornógrafos e praticamente qualquer um que não se enquadrasse em sua conformidade de mente estreita, levou sua última reclamação a seu criador aos 91 anos. Lord Longford, a outra metade da música, bateu as botas aos 95 anos em agosto. Eles viveram muito ou foi só impressão?"

Em homenagem a esses personagens da infame história da censura, o Purpendicular publica a letra completa de Mary Long, no original. Adeus, Mary. Adeus, Long. Já vão tarde.

Mary Long
(Blackmore, Gillan, Glover, Lord, Paice)

Mary Long is a hypocrite
She does all the things that she tells us not to do
Selling filth from a corner shop
And knitting patterns to the high street queue
She paints roses even makes 'em smell good
And then she draws titties on the khazi wall
Drowns kittens just to get a thrill
And writes sermons in the Sunday Chronicle

How did you lose your virginity, Mary Long?
When will you lose your stupidity, Mary Long?

Mary told Johnny not to write such trash
Said it was a waste of public money
She made a fuss they made apologies
But everybody thought the show was funny
When the nation knew you had children
It came as such a surprise
We really didn't know you'd had it in you
How you did it we can only surmise

How did you lose your virginity, Mary Long?
When will you lose your stupidity, Mary Long?

Mary Long you're not alone
But you're a long way behind our times
What we do in full frontal view
Is more honest than your clean up mind
What I'm saying Mary Long is
When you can spare a minute
Go find your friend the Porny Lord
Dig yourself a hole and jump in it

How did you lose your virginity, Mary Long?
When will you lose your stupidity, Mary Long?

Nenhum comentário:

Postar um comentário