quinta-feira, 28 de fevereiro de 2002

34 anos depois

34 ANOS DEPOIS

Numa sexta-feira, 18 de outubro de 1968, em seus primeiros meses de existência, a primeira formação do Deep Purple tocou na última turnê do Cream (a banda de Eric Clapton) em Inglewood, na Califórnia.

Foi nessa turnê que o guitarrista Ritchie Blackmore ganhou sua primeira Fender Stratocaster direto das mãos do guitarrista chamado de Deus. Até a gravação de In Rock (1970), Blackmore continuou usando uma Gibson 335 vermelha, e só depois adotou a Strato. Que, ao lado das roupas pretas, tornou sua figura inconfundível.

Esse é um dos poucos registros piratas existentes da atividade ao vivo da primeira versão do Deep Purple. Pela primeira vez nesses 34 anos, o material será lançado oficialmente, em CD, pelo selo Sonic Zoom, da Purple Records, especializado em gravações ao vivo. Em versões piratas, esse show já andou circulando o mundo inteiro. É possível achá-lo em MP3, com uma qualidade sonora horrível. Também, imaginem o que era levar um gravador escondido para um show em 1968. O tamanho do aparelho!

A gravação em que se baseia o lançamento foi feita em vídeo por alguém da Tetragrammaton, então gravadora do Deep Purple. A Deep Purple Appreciation Society, dona da Purple Records, informa que foi feita muita limpeza no som para lançar o CD.

A banda ainda não era famosa e se apoiava em reinterpretações de músicas de outros que faziam sucesso na época. Entre as sete faixas, cinco são covers:

[1] HUSH (Joe South)
[2] KENTUCKY WOMAN (Neil Diamond)
[3] MANDRAKE ROOT
[4] HELP (Beatles)
[5] WRING THAT NECK
[6] RIVER DEEP, MOUNTAIN HIGH (popularizou-se com Tina Turner)
[7] HEY JOE (popularizou-se com Jimi Hendrix)

A primeira formação do Purple é uma das menos conhecidas e menos valorizadas. E é boa. Esse registro ao vivo ocorre entre o primeiro e o segundo discos deles, quando eles estavam pegando o jeito da coisa. No terceiro, eles já eram praticamente o Deep Purple que conhecemos.

Apenas recentemente começaram a revalorizar essa primeira fase do bom e velho Deep Purple. O primeiro sinal foi o lançamento de versões remasterizadas e com faixas extras dos três primeiros discos do grupo (letras aqui), em 2000. O lançamento do show de Inglewood completaria a revalorização.

Mas por que demorou tanto? Será por causa do episódio do bogus Deep Purple? Em 1980, o vocalista Rod Evans participou de uma versão caça-níqueis do grupo. Foi processado e perdeu o direito de receber sobre a venda de lançamentos da fase em que participou do grupo. Será que estavam esperando a decisão judicial se tornar definitiva para lançar isso? Ou foi uma questão apenas tecnológica?

Quem tiver uma resposta, escreva para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário