quarta-feira, 13 de fevereiro de 2002

Droga. Era verdade.

Jon Lord vai mesmo se aposentar depois da turnê atual do Deep Purple, informa o site da Deep Purple Appreciation Society. Mestre Ian Gillan confirmou para uma rádio inglesa. A DPAS informa: "Já havíamos sido informados disso antes da turnê --e por isso avisamos a todos para ir a tantos shows quantos fossem possíveis--, mas não quisemos avisar antes esperando que a notícia estivesse errada."

Gillan já havia sido ambíguo sobre o assunto em seu site, quando respondeu de forma ambígua a uma pergunta sobre Jon Lord. Ele disse que o Deep Purple vai continuar, com ou sem o glorioso tecladista.

Jon Lord está com 60 anos e no ano passado deixou a turnê por alguns meses para operar o joelho. Há alguns anos, avisou que ia se aposentar aos 60 anos de idade. É uma perda irreparável, e eu não vou me perdoar se não ver pelo menos um show desta turnê do Deep Purple.

O mestre foi um dos fundadores do Deep Purple, em 1968. Ele, o guitarrista Ritchie Blackmore e o baterista Chris Curtis (que logo desapareceu e foi substituído por Ian Paice, que está lá até hoje) tinham a idéia de formar um "carrossel" musical em torno do som deles. Em um ano, evoluíram de covers dos Beatles e Jimi Hendrix para criações que misturavam o rock à música clássica e barroca.

Em 1969, o carrossel girou e eles expulsaram o vocalista e o baixista, contratando Gillan e Roger Glover. Apresentaram um concerto para grupo e orquestra e criaram algo parecido com um proto-heavy metal (seu disco de 1970, "In Rock", é muito mais pesado que os do Black Sabbath e do Led Zeppelin da mesma época).

Jon Lord sempre esteve lá. Seja no rock-60 da primeira formação, seja no proto-heavy metal da segunda, no rock'n'roll superstar da terceira, no rock com pitadas de funk da quarta, ou mesmo no hard rock da reunião e da fase ruinzinha do Joe Lynn Turner... e ele está lá na mais recente formação, com o guitarrista Steve Morse, com toda a força.

O Deep Purple sem o Jon Lord vai ser bom, claro. Mas não vai ser o mesmo. Jon Lord é o som do Deep Purple.

Querem saber mais sobre como o Jon Lord é um pusta músico, escrito por alguém que realmente entende de música? Quem espiquíngres deve ler este artigo, escrito por um cara da Malcolm Arnold Society. Essa sociedade se reúne em torno da obra do maestro Malcolm Arnold, que entre outras coisas compôs aquela musiquinha da Ponte do Rio Kwai (lembram dos assovios?). Ele e Lord trabalharam juntos para compor dois concertos, e este artigo descreve a carreira e a técnica de Lord.

Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário