domingo, 19 de janeiro de 2003

Preciosidade

Os meses entre julho de 1969 e junho de 1970 foram intensos para o Deep Purple. Eles tinham acabado de trocar de vocalista e baixista, importando Ian Gillan e Roger Glover da banda Episode Six. A troca ocorreu oficialmente em 10 de julho, quando a nova formação do grupo (que se tornaria clássica) estreou num clube chamado Speakeasy. Mas um mês antes eles já andavam numa rotina de ensaiar com os dois novos membros durante o dia e tocar à noite com os dois que seriam chutados.

Desde 7 de junho de 1969, a segunda formação do Deep Purple trabalhava, às escondidas, a música "Hallellujah", que seria lançada em um single junto com a primeira parte de "April", uma longa e variada peça instrumental que é o filé do terceiro disco do grupo. Eles apostavam que Hallellujah seria o próximo grande sucesso nos EUA.

Em 23 de agosto, eles fizeram um memorável show em Amsterdã, num clube chamado Paradiso. Por meio da pirataria, o show se tornou clássico. No dia 25, já estavam na Alemanha, no Beat Club, gravando o vídeo de Hallellujah.

Acabei de baixar esse vídeo na internet. Foi lançado há pouco em DVD, junto com os já clássicos Highway Star e No No No em versões psicodélicas de 1971. Em preto e branco, ele mostra um Ian Paice com cara de guri, sem óculos e com uma camisa cheia de rendinhas. Ritchie Blackmore maltratando a guitarra. Ian Gillan esfolando o gogó. Roger Glover fazendo backing vocals ("Preacher, er, er..... people, oh, oh.... aaaah... Spokesman, an, an... living, eeh, eeh.... ooohh...."), Jon Lord pianeando. Todos deixando o cabelo crescer (o Deep Purple usava o cabelo bufante na primeira fase, e no Episode Six até a Sheila Carter usava o cabelo curto). Infelizmente, é dublado. Em 24 de setembro eles fariam o famoso Concerto para Grupo e Orquestra. Ainda quero comprar esse DVD.

Nessa época em que eles gravaram Hallellujah, Speed King ainda se chamava Kneel and Pray, gravada pela primeira vez na BBC no dia 11 de agosto (tenho aqui). O mais antigo registro que se tem notícia da música ao vivo é naquele show de Amsterdam. Ela foi variando com o tempo, na letra. Em 4 de outubro de 1969, em Montreux, eles já tinham incluído o "Good Golly, said the little miss Molly", mas ainda não tinham inventado o "I'm a speed king, you gotta hear me sing" - partiam de volta para o "kneel down, turn around, tell me what you found". O Speed King só apareceu em 31 de outubro, na BBC. Ainda com um pouco de kneel down. A versão definitiva saiu só no LP. Mas isso eu já contei aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário